Vestibular 2014

4020-7525
matricula.vestibular@ceuma.br

Inscrições EAD

   INSCRIÇÕES ABERTAS

Os Cursos EAD ocorrem em Disciplinas Sequenciais (Módulos), ou seja, uma de cada vez. Com isso o Módulo no qual o aluno será inserido será sempre o que irá iniciar após a data da sua Matrícula. Ex.: caso a Matrícula seja feita em Março, o aluno irá iniciar no Módulo do mês de Abril. Os Módulos que ficaram “a cursar” (Fevereiro e Março) deverão ser cursados posteriormente, em Regime de Adaptação, a ser requerido pelo aluno na Central de Atendimento no Campus que irá estudar (Anil ou Bacabal).

EAD – VISÃO GERAL

A Educação à Distância é uma modalidade diferenciada do modelo tradicional de educação (presencial), que obriga aluno e professor a estarem em um mesmo espaço físico (a sala de aula) para a concretização do processo de ensino aprendizagem, pois p­­­­­ropõe uma metodologia inovadora onde aluno e professor utilizam tecnologias da informação para a realização do processo educacional, sem precisarem associar tempo e espaço.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),

[...] caracteriza-se a educação a distância como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e da comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.(Art. 1º)

A Educação a Distância é uma alternativa de qualidade para aqueles que não podem ter acesso à educação presencial, seja por dificuldades de tempo, seja falta de Universidade na sua cidade.

METODOLOGIA

A Educação a Distância permite um atendimento mais individualizado oferecendo aos discentes mecanismos para que estes possam se manifestar, principalmente, através dos recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atendimento de tutoria presencial e à distância.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O ambiente virtual de aprendizagem é um software que  dá suporte as atividades educacionais desenvolvidas através das tecnologias de informação e comunicação. Permite a gestão do contéudo da disciplina pelo professor, que pode organiza-los da forma mais adequada a atender aos objetivos da disciplina. Além de permitir ao aluno o acesso a disciplina a qualquer tempo e em qualquer lugar.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela Universidade Ceuma é oMoodle, software aberto e livre, de larga utilização em mais de oitenta países por instituições de ensino de diversos níveis.

No AVA o aluno poderá fazer o download da apostila, de textos e slides das aulas, para auto estudo; assistir as vídeo aulas; consultar o calendário acadêmico e as datas dos encontros presenciais e das provas; ter acesso a suas notas; interagir com o tutor e demais alunos do curso; realizar atividades; participar de fóruns e chats; dentre outras funcionalidades.

ENCONTROS

Os cursos a distância da Universidade Ceuma possuem atividades presenciais e a distância, que são realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As disciplinas ocorrem em módulos e em 4 (quatro) encontros presenciais, sendo 2 (dois) encontros com o tutor para trabalhar o conteúdo através de metodologias inovadoras com a aplicação de estudos de casos, estudo dirigido, softwares especializados em laboratórios multimídias etc., e 2 (dois) encontros avaliativos, com a aplicação de provas, cuja presença é obrigatória.

Além dos encontros presenciais, o curso contempla o auto-estudo, onde o aluno desenvolverá atividades on-line por meio do AVA, onde também poderá realizar a entrega dos seus trabalhos, interagir com os demais alunos, formular questões ao tutor e acessar a biblioteca virtual, que conterá, além do livro da disciplina, outras obras para complementação dos estudos.

Cada disciplina tem a duração média de 2 meses, entre encontros presenciais e atividades on-line, havendo 3 encontros presenciais por mês.

VÍDEO – AULA

Outros recursos de mediação que são utilizados na complementação da relação dialógica entre professor, tutor e aluno que transcende os limites de espaço e tempo, são o material audiovisual (vídeo-aula) e a utilização de softwares que possibilitem ao aluno um aprofundamento maior dos conteúdos, permitindo-lhe uma forma de interatividade com a linguagem hipertextual.

APOSTILA

 É disponibilizado a todos os alunos material didático, de forma eletrônica/digital e impressa, em formato de apostila-livro, elaborado por professores especialistas da área do conhecimento e que contempla o conteúdo da disciplina de forma didática, para possibilitar ao aluno, à distância, a apropriação e incorporação dos conhecimentos, habilidades e competências necessárias à sua autonomia intelectual.

PROVAS

Durante o curso, o aluno se submete a um processo avaliativo, que verificará seu nível de aprendizagem em cada disciplina. A avaliação ocorre através de atividades no AVA e de provas presenciais. Sendo que a 1ª nota corresponde ao somatório das atividades desenvolvidas no Ambiente e a avaliação regimental. Caso o aluno não consiga atingir a média, deverá realizar a prova substitutiva, obtendo a média.

Para aprovação na disciplina, o aluno realiza atividades no AVA e provas presenciais, devendo obter a média 7,0.

ATIVIDADES

O aluno desenvolve atividades avaliativas no AVA, através da participação em fóruns e seminários em grupo e atividades individuais como cases, questões, elaboração de artigos etc.

[Ir para o topo]